Receba nossa Newsletter Nome Email

DNA IP a identificação do futuro:

[rascunho v01]

 O IP (Internet Protocol – Protocolo de Internet) é, a grosso modo, um número que identifica um dispositivo(um computador, um modem, uma impressora) em uma rede de computadores  como por exemplo a maior delas, a Internet.  Em resumo, todo computador que está conectado a internet possui ao menos um número do tipo 201.87.124.100 (este é o IP de meu computador enquando escrevo este texto).
Atualmente o tipo de IP mais utilizado em todo o mundo é o IPV4 (Internet Protocol Version 4) que basicamente é composto de 4 octetos, ou seja uma faixa de números que vai de 000.000.000.000 até 255.255.255.255,  o que faz com que estejam disponíveis cerca de 4 bilhões de endereços (4x109), este número já está se esgotando,  e já a algum tempo vem sendo implementado o IPV6 (Internet Protocol Version 6) que comporta cerca de 3,4x1038 equipamentos conectados.

Enquanto o número de dispositivos e pessoas conectadas em rede aumenta, a população do mundo também aumenta e no futuro é previsto que em breve cada vez mais as pessoas e dispositivos estarão cada vez mais conectados, o mundo cada vez mais sem fronteiras e consequentemente surge também a necessidade de  de identificação de pessoas e dispositivos para todos no planeta.

Enquanto a necessidade por identificação acontece em um lado, por outro lado a pesquisa sobre as estruturas moleculares dos seres vivos apontam para o DNA (DeoxyriboNucleic Acid) como estruturas capazes, entre diversas outras funções e finalidades, de identificar pessoas pelo seu mapeamento genético, que também a grosso modo, o mapeamento genético de cada ser vivo finalizado traduz-se em um código que pode ser traduzido em números.

Daí a idéia simples de atribuir como IP (Protocolo de Internet) o código DNA, surgindo assim o DNA IP. Uma forma de identificação que cada ser carrega desde sua existência, individual, única e designada, assim como um número ip deve ser para que um computador possa se conectar a rede.

Ficção?  Talvez ainda... 

Ou será que em um estágio mais evoluido já não estamos todos conectados a uma grande rede chamada vida?

E que nesta rede, apesar de existirmos nela, ainda não nos demos conta de que estamos todos conectados e devidamente identificados atrávés de nossos DNA IPs, assim como um dispositivo ou computador conectado a internet não tem consciência do todo ao qual faz parte.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home